Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Retorno de vereador licenciado e votação eletrônica marcam sessão da Câmara Matense

por Janira Silva publicado 04/03/2020 14h10, última modificação 04/03/2020 14h10
A segunda Sessão Ordinária de 2020, aconteceu no início da noite desta terça-feira (0303).

A segunda Sessão Ordinária de 2020, da Câmara de Mata de São João foi marcada pelo retorno do vereador licenciado Gilson Lima, popular Jiló. Depois de cerca de três anos como Secretário de Obras e Serviços Públicos do município, ele volta para a Casa Legislativa para concluir o mandato, cumprindo assim o que determina a Lei Eleitoral. Com o retorno dele, o suplente de vereador, Joselito Pereira (Zelito), deixa a cadeira legislativa.

“Gostaria de agradecer aos colegas da secretaria que vieram aqui me prestigiar. Depois de três anos e dois meses me sinto orgulhoso em ter feito parte da administração à frente da Secretaria e agradeço ao prefeito Marcelo Oliveira. Tenho certeza que fiz o melhor por nossa cidade”, disse o edil.

A sessão também foi marcada pela estreia da votação eletrônica no plenário. A Câmara Matense buscou informatizar todo o processo legislativo, disponibilizando painel eletrônico e tablets para todos os vereadores. O objetivo é simplificar a atividade dos parlamentares e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, permitindo que os cidadãos conheçam a produção legislativa de cada vereador e acompanhem todo o processo.

“ A partir de agora vamos utilizar em todas as sessões o telão multimídia e tablets para votação, uma forma de dar mais agilidade aos trabalhos e promover uma maior transparência das ações da Câmara. Claro que este primeiro dia foi mais de adaptação ao sistema desenvolvido pelo Programa Interlegis. Logo vamos estar totalmente familiarizados com essa ferramenta que vai facilitar ainda mais a rotina da nossa Casa”, ressaltou o presidente Agnaldo de Lulu.

Na sessão também foram apreciadas moções de pesar pelo falecimento de Paulo Lázaro de Araújo Filho, conhecido como Paulinho, ocorrido no último dia 26 de fevereiro e de dona Cleusa Cavalcanti Carneiro, avó do vereador Elcio Ramayana, ocorrido no domingo, 1º de março. As duas moções foram de autoria dos vereadores Paulo Henrique e Agnaldo de Lulu. Também estiveram na pauta 13 indicações, solicitando melhorias para localidades da sede, zona rural e litoral da cidade.

Foto: Raphael Garcia