Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parceria Câmara, Prefeitura e Fundação visa ofertar Curso Técnico para filhos de agricultores de Mata de São João

por adm publicado 31/01/2020 10h07, última modificação 03/02/2020 15h25

Uma reunião na manhã desta segunda-feira (27/01), entre representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Fundação Franco Gilberti, discutiu a possibilidade de uma parceria conjunta para oferecer o Curso de Educação Profissional Técnica em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, na Fazenda Partilha, localizada no km 70 da BA-093. O curso gratuito tem como público os filhos de agricultores de Mata de São João.

“A Câmara Municipal de Mata de São João ao tomar conhecimento desse projeto, buscou intermediar junto à prefeitura para promover o acesso desses jovens ao ensino técnico de qualidade. O objetivo é possibilitar que as famílias residentes na zona rural tenham condições de desenvolvimento de suas atividades”, disse Adriana Brito, Diretora Legislativa.

O curso é para alunos que ingressarão no ensino médio ano letivo 2020 e tem duração de quatro anos. Para Mata de São João estão sendo disponibilizadas 100 vagas na modalidade de curso integrado, tendo como proposta o trabalho de permanência de jovens no regime integral, incluindo o alojamento e todas as refeições.

“O projeto é uma escola de ensino médio técnico em que o jovem da zona rural que saiu do ensino fundamental (9º ano) se matrícula com a gente, entra no primeiro ano e só sai no final que são quatro anos. Sai com ensino médio finalizando e com o curso técnico em Agropecuária, ou seja, sai profissionalizado, formado e com sua identidade rural firmada. Nossa finalidade é mostrar para o jovem da zona rural o quão grande, quão linda é a sua participação na sociedade e a valorização que as terras da família dele têm. A grade curricular é muito rica, eles vão aprender tudo do ensino técnico e do ensino médio e fazer a prática. Na pedagogia da alternância eles vão ficar 15 dias na escola e 15 dias em casa, desenvolvendo projetos”, explicou Lusenice Vaccari, Coordenadora de Projetos Sociais da Fundação.

Para efetivação dessa parceria, um termo de cooperação será firmado entre a Escola Técnica Família Agrícola “Fazenda a Partilha” (ETFAP) e o Governo municipal, através das secretarias de Educação, Agricultura e Assistência Social que darão o suporte necessário.

“Essa iniciativa é muito importante para Mata de São João e toda região que tem um perfil agrícola forte. Temos agora essa oportunidade, conheço o projeto que é muito interessante e vai possibilitar que os filhos dos agricultores se tornem no final um empreendedor rural. Importante para que eles não caiam no êxodo rural, vemos muito isso, os jovens acabam indo trabalhar na indústria e temos que incentivar para que eles tenham essa oportunidade de aprender a produzir, ser empreendedor e retornar, ficando assim as famílias fixadas no campo e gerando renda”, ressaltou Cristiano Magalhães, Secretário de Agricultura do município.

“É muito importante para Mata de São João esse projeto. Uma perspectiva muito boa poder levar os filhos dos agricultores para esse curso onde poderão se qualificar e trazer melhorias para suas propriedades rurais e fomentar realmente o desenvolvimento desse tão importante segmento que é a agricultura. Hoje já destinamos mais de 1 milhão de reais para compra de gêneros da agricultura familiar para atender a merenda escolar na cidade e essa parceria que contempla os jovens só depende agora da viabilidade jurídica. Fizemos requerimento hoje de algumas informações, documentações para que possamos então construir o processo e viabilizar essa importante parceria para Mata de São João”, disse Alex Carvalho, Secretário da Educação.

Foto: Jany Silva