Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Leitura do projeto da LDO, Covid-19 e centro de abastecimento dominaram Sessão Ordinária da Câmara

por Janira Silva publicado 09/06/2020 21h55, última modificação 10/06/2020 11h18
Em respeito às normas de combate ao coronavírus, o acesso de pessoas ao plenário está proibido. As sessões são transmitidas ao vivo pelo Facebook.

A 10ª Sessão Ordinária de 2020, da Câmara Municipal de Mata de São João, foi iniciada com a leitura do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2021.

O referido projeto já foi apresentado pelo Executivo em Audiência Pública realizada na Câmara no dia 27 de maio, e agora está submetido a exame da Casa, devendo ir para votação em plenário na próxima sessão.

Em seguida foram apresentadas as indicações dos vereadores Agnaldo de Lulu, Alexandre Rossi, Tiago de Zezo e Zé do Relógio solicitando melhorias para ruas da sede da cidade, para o Jacuípe de Baixo na zona rural e para o Diogo e Imbassai, localidades do litoral. Além de solicitações visando garantir assistência a idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com transtornos psicológicos, acamados e portadores de deficiência durante a pandemia.

No grande expediente, os vereadores abordaram diversos assuntos, com destaque para o que se refere a questões envolvendo a Covid-19 e o centro de abastecimento. “Gostaria que o prefeito informasse à Câmara para a gente passar para os munícipes, como é que está sendo o monitoramento dos familiares das pessoas confirmadas com o coronavírus em nossa cidade”, pediu o vereador Sérgio Bogoió.

“Existe um rapaz em Malhadas que está acamado, a família veio na ação social pedir fraldas e não deram. Como podemos dizer que a saúde em Mata de São João está boa”, questionou o vereador Paulo Bolinha.

“Mais uma vez senhor presidente, um absurdo o que está acontecendo com nossos feirantes. Vossa excelência convocou audiência, os feirantes compareceram e vossa excelência hoje não colocou esse projeto em pauta”, cobrou o vereador Jair Bispo.

“É fundamental presidente que a gente possa tomar a dianteira desse trabalho, vemos aqui os ânimos exaltados que estão e na minha avaliação, a oportunidade da requalificação do centro de abastecimento precisa se transformar em realidade porque não sabemos como vai estar a economia no próximo ano e colocar o projeto em pauta é decisivo”, disse Tiago de Zezo.

“Deixar claro que todo mundo é a favor da reforma do centro de abastecimento, mas a pergunta é: o centro de abastecimento só virou um caos depois de dois meses pra cá? Eu acho que não. Criticam a Casa, mas a Casa está fazendo o seu papel. Esse projeto chegou aqui, ouviu o povo, mandou para o prefeito no tempo hábil, no tempo regimental, obedecendo todos os trâmites. E as perguntas estão todas dentro do prazo estabelecido, assim como estamos concluindo o prazo estabelecido pelo regimento interno sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A Casa não infringiu nenhuma lei, a Casa não está agindo com oportunismo eleitoral. Então não vamos aqui admitir manipulação da verdade, jogo de interesse, porque a Casa não cede a pressão. Quem quiser fazer pressão faça, mas a Casa está dentro dos prazos, está cumprido com seu papel e assim o fará até o último minuto” ressaltou o presidente Agnaldo de Lulu.