Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza Sessão Ordinária seguida de Sessão Especial para homenagear mulheres matenses

por Janira Silva publicado 12/03/2020 13h55, última modificação 12/03/2020 14h11

Durante a 3ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo, a Câmara de Mata de São João apreciou e aprovou em regime de urgência, o projeto de lei nº 001/2020, de autoria do Executivo, que institui a política municipal de educação em Inclusão Digital. Aprovado por unanimidade, o projeto tem por objetivo proporcionar aos usuários o acesso e capacitação na área de tecnologia e/ou robótica, promovendo assim a inclusão educacional, aliando a teoria com a prática. As atividades serão abertas a qualquer pessoa e as despesas decorrentes da execução desta lei por conta da prefeitura municipal.

Também foi discutido e aprovado em urgência especial, o Projeto de Lei nº 046/19 que regulamenta o Programa de Estágio no município, remunerado ou não remunerado.

Na sessão ainda foi aprovada Moção de Aplausos ao Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, pela instalação do Posto Avançado de atendimento ao eleitor na Praia do Forte, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de cadastramento biométrico e outros atendimentos e regularizações.

Logo em seguida foi iniciada a Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Psicologia Social, o psicólogo Isael Sena, foi o palestrante da noite e promoveu uma reflexão acerca do tema “Lugares e reinvenção da mulher na sociedade capitalista”.

Em alusão ao tema “Mulheres que têm História”, a Câmara Matense homenageou quatro personalidades femininas que são exemplo de superação, trabalho e dedicação ao próximo na cidade: Dona Bertíllia Ribeiro de Souza, esposa do saudoso ex-prefeito Coronel Santinho, que teve um trabalho social muito forte em Mata de São João, Hcsa Pâmela Soares Batista, uma moradora que superou a limitação imposta por uma doença aos sete anos de idade e hoje é exemplo de mulher empreendedora. Maria da Luz Aquino Nascimento, mais conhecida como Mari, que já foi vice-prefeita, vereadora, sempre teve um trabalho forte na educação local e hoje coordena um trabalho especial com 248 idosos do Conviver e Luciene Tavares Cardoso, conhecida por todos como Lulu, atual vice-prefeita da cidade que tem toda uma história na política voltada para o social, inclusive foi vereadora por 5 mandatos.

Para marcar o encerramento da Sessão Especial, as mulheres que trabalham no dia a dia para que a Casa Legislativa funcione como deve ser, também foram homenageadas, e vários brindes sorteados para as mulheres que compareceram ao plenário para prestigiar o evento organizado especialmente para elas.