Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência para avaliação das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2019 é realizada na Câmara Municipal

por Janira Silva publicado 19/02/2020 15h13, última modificação 19/02/2020 15h13
A audiência foi apresentada pelo Executivo

Na manhã desta quarta-feira (19) ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Mata de São João, a Audiência Pública de demonstração e avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2019. Apresentada pelo poder Executivo, a audiência atende ao princípio da transparência, cumprindo ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Wellington Barreto, Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, foi quem apresentou os dados referentes às receitas e despesas do Executivo nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, bem como os investimentos que estão em andamento, financiamentos, entre outros. “Deixar claro que é papel do serviço público apresentar os números tanto ao Legislativo no papel de fiscalizador, quanto à população em geral. Proporciona troca de informações com o administrador, bem assim o exercício da cidadania”, disse ele.

A reunião contou com a presença de vereadores, da equipe técnica do setor tributário e do controle interno da prefeitura. Todos os dados foram acompanhados atentamente, inclusive pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Pastor Sandro e que tem como relator o vereador Tiago de Zezo.

No primeiro quadro, balanço orçamentário, Wellington explicou que a previsão de receita inicial era de cerca de R$ 201 milhões (R$ 201.467.300,00). No entanto, de janeiro a dezembro de 2019 foi arrecadado pouco mais de R$ 251 milhões (R$ 251.616.010,11), o que corresponde a 124,89% da previsão para o exercício.

No segundo quadro, despesa orçamentária, ele mostrou que as despesas liquidadas somaram R$ 213.834.883,85, valor que comparado ao da receita realizada no ano, prova que o município cumpriu todos os compromissos assumidos no exercício.

O relatório também apresentou informações sobre as metas ficais, gastos com pessoal, educação e saúde.  Segundo Wellington, a saúde financeira de Mata de São João está boa e as metas e limites foram cumpridos e atendidos integralmente.

Na oportunidade os vereadores presentes fizeram seus questionamentos. Entre explanações, dúvidas e respostas, a audiência durou cerca de duas horas e o presidente da Comissão, vereador Pastor Sandro, encerrou agradecendo as explicações dadas pelo representante do Executivo.

A audiência foi transmitida ao vivo por meio da página da Câmara Municipal no Facebook e está disponível para quem quiser conferir: https://www.facebook.com/camaradematadesaojoao/videos/1905759856222478/

Foto: Raphael Garcia